![](https://static.wixstatic.com/media/2e0cac_e606aa5b465a48b29c1d9b4ad01bf0cf~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2e0cac_e606aa5b465a48b29c1d9b4ad01bf0cf~mv2.jpg)
Há quem diga que a liberação Miofascial é o segredo para ter uma vida melhor. Vocês concordam? Muitas pessoas que se beneficiam com a técnica dizem que sim. No artigo de hoje vou explorar e comprovar os impactos positivos relacionados à saúde.
E quer uma boa notícia? Atletas — profissionais ou não — que treinam intensamente, pessoas com desvios posturais, problemas na musculatura ou mesmo dores causadas pelo estresse podem se beneficiar com a Liberação Miofascial. É isso mesmo! A técnica é indicada para todas as idades e estilos de vida.
A liberação Miofascial consiste em uma técnica preventiva de lesões e alívio de dores musculares e tem o objetivo de aplicar uma pressão profunda em alguns pontos do corpo, liberando a tensão da fáscia que, por sua vez, é o conjunto de tecido, nervos e vasos sanguíneos que envolvem cada um dos nossos músculos. No seu estado natural, ela é maleável, mas, quando sofre lesões ou estresse por má postura, excesso de exercícios ou sedentarismo, fica rígida. É justamente nesse momento que a técnica da liberação Miofascial entra em cena para ajudar.
O tratamento consiste em manobras lentas e contínuas que podem ser feitas com rolos de espuma, bastões, bolinhas de tênis e até mesmo, com as mãos. Essa liberação irá diminuir a tensão na fáscia e dar fim aos sintomas, além de melhorar a flexibilidade, a mobilidade articular, a circulação sanguínea e o rendimento nas atividades físicas. Diversos estudos já vêm demonstrando que a técnica também pode promover a redução da pressão arterial e a diminuição das dores articulares.
Confira a relação com os principais benefícios:
✔ Favorece execução dos movimentos;
✔ Diminui a sobrecarga e a tensão músculo-articular;
✔ Libera e ativa os músculos;
✔ Melhora a circulação e a respiração;
✔ Promove mudanças progressivas nos níveis físico e emocional;
✔ Aumenta a consciência corporal;
✔ Ajuda na recuperação muscular evitando dores tardias;
✔ Previne lesões;
✔ Proporciona bem-estar.
E quando falamos em tratamento, aqui a famosa frase “cada caso é um caso” se encaixa bem. Nessa hora, é muito importante considerar diversos aspectos e compreender a estrutura a ser tratada.
É importante ressaltar que a prática é contraindicada para pacientes que estejam usando anticoagulantes, diabéticos, com reumatismos ou doenças autoimunes, ou em regiões inflamadas — infeccionadas.
Embora a técnica seja bem difundida no meio esportivo, vale destacar a sua importância para as pessoas que buscam melhorar a saúde em geral. Afinal, quem não sente alguma tensão no corpo quando chega o fim do dia?
Comments