![](https://static.wixstatic.com/media/2e0cac_9183ed4d54884c31b4bc942789bc57bb~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2e0cac_9183ed4d54884c31b4bc942789bc57bb~mv2.jpeg)
A prática de exercícios físicos é essencial para garantir uma vida saudável e prevenir várias doenças. Porém, seja no treino ou durante uma competição, todos estamos sujeitos a sofrer certos tipos de lesão, em diferentes partes do corpo.
Algumas resultam de acidentes; outras se devem a execução errada durante um treino, equipamento inadequado, falta de condicionamento, ou aquecimento e alongamentos insuficientes.
As consequências vão desde dor e desconforto até a incapacidade de treinar ou praticar o esporte.
O tipo de lesão vai depender do esporte praticado, e pode ser crônica (resultado do movimento repetitivo da mesma articulação ao longo do tempo) ou aguda (ocorre de repente, sem aviso). Em esportes de contato, como futebol e handebol, há maior risco de contusões. Já em esportes praticados individualmente, o risco envolve torções, distensões e estiramentos musculares. Conheça as mais comuns:
* Contusão: lesão aguda decorrente de trauma direto que provoca dor e inchaço na área atingida;
* Luxação: ocorre quando uma das extremidades que compõe uma articulação se separa das outras, causando dor forte, inchaço, hematomas, impossibilidade de movimento e mudança na aparência e formato da articulação;
* Torção: os ligamentos são estendidos e podem até se romperem, apresentando dor, inchaço e febre local;
* Distensão muscular: pode ser aguda, quando os músculos fazem uma contração repentina e intensa, ou crônica, quando são feitos exercícios repetitivos e extensos. Apresenta dor e inchaço, além de dificuldade de movimentação.
A fisioterapia tem papel fundamental nesse assunto e não envolve apenas o tratamento, e sim a prevenção de lesões, atendimento emergencial, reabilitação funcional e retorno ao esporte.
A abordagem a ser adotada varia de acordo com a gravidade da lesão e de sua ocorrência. Porém, a fisioterapia irá auxiliar promovendo exercícios específicos de fortalecimento e flexibilidade que ajudam na redução ou controle da dor.
Querem manter-se longe das lesões? Confiram as dicas:
1- Atenção à postura;
2- Separe um tempinho para alongar os músculos (antes e após o treino);
3-Cuidado com excessos de treino;
4- Tenha controle da carga;
5- Descanso é fundamental.
Ficou alguma dúvida? Não deixe de procurar ajuda profissional. Sua saúde agradece!
Comentarios