![](https://static.wixstatic.com/media/2e0cac_022604f8f99c4cd88bb03fa1eae19a0a~mv2.jpg/v1/fill/w_638,h_396,al_c,q_80,enc_auto/2e0cac_022604f8f99c4cd88bb03fa1eae19a0a~mv2.jpg)
Sabe aquela dorzinha chata no quadril ou na região dos glúteos? Fique atento! Você pode estar sofrendo da Síndrome do Piriforme! No post de hoje dicas importantes para prevenir e tratar essa patologia.
Conhecida como uma doença neuromuscular, a Síndrome do Piriforme é a compressão do nervo ciático pelas fibras no músculo Piriforme, localizado abaixo do glúteo, e ocorre quando este músculo se encontra tensionado ou com alguma contratura, levando a um pinçamento do ciático nessa região, ocasionando um quadro doloroso com irradiação para a região lateral da coxa e perna.
Nesta síndrome temos duas estruturas envolvidas: o músculo piriforme que fica na região do quadril, próximo da área profunda das nádegas, e o nervo ciático, que sai da coluna lombar e inerva a região até o pé.
Os sintomas geralmente são: dor, formigamento e dormência na região dos glúteos até os pés. Mas atenção! Pelos seus sintomas, muitas vezes chega ser confundida com a Dor Ciática. Veja agora a diferença:
➡A dor ciática se inicia na região lombar, e a dor é geralmente mais forte, podendo se estender por toda perna.
➡Na síndrome do piriforme, a dor se inicia na porção mais sacral/glútea, também podendo se estender por toda perna.
São diversas as possíveis causas dessa patologia. Entre elas, podemos citar:
• Ficar muito tempo sentado;
• Alterações da anatomia do local, que pode ser no nervo ciático ou no músculo piriforme;
• Exercícios excessivos para os glúteos;
• Falta de alongamento;
• Trauma na região, que possa ocasionar fibrose ou aderência;
• Esportes como ciclismos.
Através da fisioterapia é possível agir tanto no tratamento como na prevenção dessa síndrome, visando o alívio dos sintomas e correções biomecânicas através de técnicas de relaxamento muscular, liberação miofascial, procedimentos de terapia manual e um protocolo de fortalecimento muscular.
Se você sente dores frequentes nessa região, não hesite em procurar um fisioterapeuta.
コメント