top of page

Esporão de calcâneo! Já ouviu falar?

Foto do escritor: Dr. Mauro NascimentoDr. Mauro Nascimento

Se você sente dores nos pés e já ouviu falar sobre esporão, este post é para você! Preste muita atenção. 


Para aqueles que já sofrem com o problema, a dor no calcanhar é constante, com maior intensidade durante o período da manhã e após ou durante atividades físicas.


O esporão no calcanhar ou esporão calcâneo é quando o ligamento do calcanhar fica calcificado, devido à inflamação do osso calcâneo — o maior osso do nosso pé. É justamente o que sustenta nosso corpo, aguentando o peso e o impacto frequente. 


O problema é mais comum entre pessoas que estão com sobrepeso, que têm o arco do pé muito elevado ou plano e entre aquelas que têm hábitos que aumentam a pressão sobre o calcanhar, com hábitos como:


- Usar sapatos muito duros;


- Correr sem tênis com amortecimento;


-  Passar muitas horas do dia em pé;


-  Estar na faixa etária acima dos 40 anos;


O diagnóstico é feito médico ortopedista através de alguns exames:


-  Raio-X do pé


-  Ressonância magnética (RMN) –


-  Estudo analítico


A fisioterapia é uma excelente forma de diminuir a dor do esporão. Durante as sessões, o profissional irá utilizar aparelhos para diminuir a inflamação. Além disso, ele também estará realizando exercícios para liberar as musculaturas que envolvem o tendão e podem estar com contraturas devido ao esforço.

Com o trabalho, os músculos enrijecidos tendem a ficar menos tensos e mais relaxados. Outra vantagem da prática que ajuda a aliviar a dor é o aumento da flexibilidade e da capacidade de movimentação da articulação.


Confira algumas dicas para aliviar as dores:


1. FAZER ALONGAMENTO

O alongamento sempre foi um bom aliado para as pessoas que  desejam evitar dores corporais. No caso do esporão, alongar a aponeurose plantar — membrana de tecido conjuntivo fibroso, que recobre a musculatura da sola do pé — é uma ótima alternativa para cessar a dor.

É recomendado também pisar na ponta do degrau de uma escada e forçar para baixo o calcanhar, mantendo o alongamento da perna e da sola do pé.


2. FAZER MASSAGEM

Outra boa dica é realizar uma massagem no pé. Por meio da massagem, é possível relaxar o local, aliviando as dores.


3. USAR PALMILHA

Usar uma palmilha de silicone é uma boa estratégia para diminuir a pressão do peso do corpo sobre a região dolorida. O ideal é que seja utilizada uma palmilha que tenha um `buraco` exatamente no local onde se localiza o esporão porque assim,  toda a planta do pé fica bem apoiada e a região dolorida não fica em contato com a palmilha, nem o sapato.


Ficou alguma dúvida? Entre em contato!

Comments


Copyright © 2021 Dr. Mauro Nascimento. Todos os direitos reservados.

by Fly Comunicação

bottom of page