![](https://static.wixstatic.com/media/2e0cac_2b27c835de72470b97a8ec3260554fbc~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2e0cac_2b27c835de72470b97a8ec3260554fbc~mv2.jpg)
Por acaso alguém já ouviu falar em epicondilite lateral do cotovelo? Nome estranho né? E se eu falar cotovelo do tenista? Alguém identifica?
No artigo de hoje vou explicar o termo que foi criado para exemplificar o sintoma de dor na região lateral do cotovelo. Confira!
Quem não conhece muito sobre o assunto chega a pensar que estamos falando de uma patologia que acomete os tenistas. Porém, apesar do nome, os sintomas não são exclusividade dos tenistas. Pelo contrário, adultos jovens, tanto homens quanto mulheres e que exercem atividades laborais ou praticam esportes que exigem movimentos repetitivos de supinação do antebraço (como no uso de chave de fenda, abrir torneiras, trocar uma lâmpada) e de extensão do punho e dos dedos, como na digitação e uso frequente do mouse, podem ter o diagnóstico de epicondilite lateral, também conhecido como cotovelo do tenista.
Trata-se de um processo degenerativo dos tendões que ficam na parte de fora do cotovelo e que conectam os músculos do antebraço que fazem o movimento de extensão (para cima) dos dedos e do punho a uma proeminência óssea chamada epicôndilo lateral. Normalmente quando os tendões são muito solicitados ocorre uma inflamação.
Os sintomas são bastante típicos. E os pacientes geralmente se queixam de dor na região lateral do cotovelo, dor a palpação do epicôndilo lateral (proeminência óssea na região lateral do cotovelo), assim como dor para carregar e levantar objetos com a mão. Na hora do exame físico, o paciente relata dor para a extensão do punho contra a resistência da mão do médico que esta realizando o exame.
Na maioria dos casos, o tratamento é conservador (sem cirurgia) e envolvem diversas modalidades, entre elas, sessões de fisioterapia, com o seguinte objetivo:
• Controlar a dor;
• Auxiliar na reparação tecidual;
• Proporcionar o reequilíbrio da musculatura, através do alongamento e fortalecimento da musculatura extensora do punho.
Comentários