top of page

Distúrbio do equilíbrio: O que pode ser?

Foto do escritor: Dr. Mauro NascimentoDr. Mauro Nascimento

Vocês sabiam que nosso equilíbrio é mantido por três sistemas? Isso mesmo! Para que nós, seres humanos, possamos permanecer em equilíbrio, diversos órgãos e sistemas são mobilizados e trabalham em conjunto para garantir a estabilidade.


Compreender a fisiologia do equilíbrio não é uma tarefa fácil, mas uma coisa é certa. O equilíbrio depende de uma estrutura complexa e interligada de, pelo menos, quatro regiões do corpo: audição, visão, pele e músculos. E funciona mais ou menos assim:

No sistema auditivo, o labirinto fica responsável por comunicar o cérebro sobre a movimentação do corpo. A visão situa a posição do corpo no espaço ao redor. A pele indica a região do corpo que entrou em contato com outra superfície. Os músculos e as articulações são responsáveis pelo funcionamento motor dos movimentos do corpo.


Isso quer dizer então que alterações ou conflitos na visão, labirinto e músculos podem causar a famosa sensação de que tudo gira ao redor? Sim! As pessoas que se queixam desses sintomas estão sofrendo da síndrome do desequilíbrio.


Os principais sintomas de um distúrbio do equilíbrio são:

• Tonturas ou vertigens, sensação de que tudo dá voltas

• Cair ou sensação de cair.

• Instabilidade ao caminhar.

• Sensação de desvanecer ou desmaios.

• Visão turva.

• Confusão ou sensação de desorientação.


Entre as principais causas dos problemas de equilíbrio podemos citar: efeitos adversos de alguns medicamentos, infecções do ouvido, ferimentos na cabeça, doenças relacionadas com o ouvido interno ou envelhecimento.


A boa notícia é que existe tratamento adequado para as condições que causam a tontura. A RPG Souchard é bastante aplicada para promover o ajuste do desequilíbrio muscular que incomoda os pacientes que sofrem com essa condição. Aqui, o profissional irá realizar manobras e mobilizações na cabeça do paciente, lentamente, a fim de reposicionar os cristais presentes no ouvido e, assim, melhorar o equilíbrio, aliviando as tonturas.


Confira algumas dicas importantes para aliviar os sintomas:


– Apostar na alimentação adequada e saudável;

– Evitar movimentos ou alterações de posições bruscas e repentinas;

– Afastar as situações de estresse e ansiedade;

– Evitar o fumo e a ingestão de álcool;

– Ingerir bastante líquido;

– Evitar leituras e locais com luzes fortes durante as crises de vertigem.


“Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde, vai precisar arrumar tempo para cuidar da doença”

留言


Copyright © 2021 Dr. Mauro Nascimento. Todos os direitos reservados.

by Fly Comunicação

bottom of page