![](https://static.wixstatic.com/media/2e0cac_38982dbd9c4540b5b3394bc8f515b3ec~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2e0cac_38982dbd9c4540b5b3394bc8f515b3ec~mv2.jpg)
Vocês acham que a fisioterapia esportiva é apenas para os atletas profissionais? Quem acha que sim está totalmente enganado.
Independente de ser atleta de alto rendimento ou amador, essa área de atuação da fisioterapia pode ser utilizada de forma preventiva ou recuperadora.
No tema de hoje vou abordar a atuação dessa especialidade que tem como objetivo contribuir na saúde e na qualidade de vida do atleta. Confira!
Saúde, qualidade de vida e atividade física sempre caminharam juntas. Atualmente, as pessoas estão investindo cada vez mais em saúde e qualidade de vida por meio de diferentes práticas esportivas. Seja uma corrida, caminhada, musculação, ciclismo e até mesmo voleibol. Embora cada modalidade tenha sua particularidade, todos exigem uma preparação e cuidados especiais na hora da execução.
Em meio a este cenário, a Fisioterapia Esportiva surge como uma grande aliada no desempenho e reabilitação de qualquer pessoa que exerce alguma atividade física.
Considerada uma prática da medicina do esporte, atua em pelo menos quatro grandes domínios: prevenção de lesões, atendimento emergencial, reabilitação funcional e retorno ao esporte.
Resumidamente, o fisioterapeuta desportista:
*Prepara os atletas para competições;
*Previne lesões e dores em pessoas que praticam atividades físicas;
*Recupera as contusões ocasionadas pelo esporte.
O objetivo final é garantir que o atleta tenha um rendimento satisfatório e consiga praticar suas atividades físicas da forma mais saudável possível — em alguns casos, ainda possa aprimorar o seu desempenho.
Indicado para todas as idades, o tratamento inclui terapias manuais, funcionais e com a ajuda de aparelhos.
Conheçam agora os tratamentos mais comuns e eficientes utilizados durante as sessões.
Terapia Manual
Um dos métodos mais tradicionais de tratamento na fisioterapia — e não é diferente quando levamos para o esporte — é a terapia manual. O objetivo é solucionar um incômodo, fortalecer uma região, corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos ou entender a relação entre a lesão e um músculo por meio de técnicas manuais específicas.
Terapia Funcional
Esse método é utilizado para facilitar o entendimento e a consciência corporal do paciente, permitindo que ele consiga lidar melhor com a relação entre a mente e o corpo. A partir de exercícios de baixo impacto e menor intensidade, é possível corrigir problemas de postura ou auxiliar no tratamento de lesões e/ou traumatismos.
Eletroterapia
Aplicando correntes elétricas no corpo, é possível fortalecer ou relaxar os músculos, reduzir edemas e até mesmo fornecer um efeito analgésico. Existem diversos tipos de aplicação dentro desse método, cada um de acordo com a situação e o objetivo do paciente, mas sempre produzindo um efeito na região a ser tratada.
Massoterapia
Melhora do fluxo sanguíneo, relaxamento muscular e até mesmo o alívio das dores após uma atividade física são os principais objetivos da massoterapia dentro da Fisioterapia Esportiva. Esse é um tipo de massagem que tem um foco maior do que apenas o relaxamento, podendo prevenir lesões e aliviar dores musculares.
Além desses 4 métodos de trabalho dentro da Fisioterapia Esportiva, outras técnicas e práticas são muito eficientes na busca pela prevenção e pela recuperação de lesões:
Por fim, podemos notar que a fisioterapia esportiva é essencial e tem a capacidade de reabilitar, prevenir, incentivar e melhorar a vida esportiva de qualquer individuo. E você? Já precisou de fisioterapia esportiva?
Comments