![](https://static.wixstatic.com/media/2e0cac_833c89dc517746758eb5d6ee98c19b39~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2e0cac_833c89dc517746758eb5d6ee98c19b39~mv2.jpeg)
Vocês sabiam que o ombro é a articulação mais móvel do corpo, e que, devido à sua mobilidade, também é uma das mais complexas e menos instáveis de todo o nosso organismo?
O foco de hoje está justamente relacionado a essa intrigante obra de engenharia. Acompanhe!
Sabe aquela sensação de tensão nos ombros e aquela dor chata e cansada que te acompanha? Você pode estar sofrendo da Síndrome do Impacto do Ombro.
Considerada uma patologia comum entre idosos e atletas, a síndrome do impacto do ombro caracteriza-se por uma inflamação que provoca um conjunto de alterações no complexo do ombro, e representa uma das principais razões de dores na região.
O ombro é formado por três ossos: a escápula, clavícula e o úmero e por um grupo de músculos chamado manguito rotador — supra espinhal, infra espinhal, subescapular e redondo menor. As estruturas mais afetadas são o tendão supra-espinhal, o tendão do bíceps, a bursa subacromial e a articulação acromioclavicular.
Os sintomas clássicos incluem: dores constantes nos ombros, braços e a perda da força para segurar objetos ou executar alguma atividade.
Entre as principais causas podemos destacar os traumas e quedas sobre o ombro, esportes de colisão nos membros superiores e que geram movimentos repetitivos e de sobrecarga para cintura escapular.
Se você se identificou com os sintomas, não se preocupe. A boa notícia é que Síndrome do Impacto do Ombro tem cura, e através da fisioterapia é possível obter bons resultados. Porém, é importante ressaltar que aos primeiros sinais de dor e perda de mobilidade, é preciso buscar ajuda de um profissional para dar início a um tratamento adequado evitando assim a evolução para um quadro mais grave. Bora explicar como funciona esse tratamento conservador?
Através da fisioterapia é possível o alívio do quadro álgico, ganho de amplitude de movimento e melhora da força muscular de maneira que permita maior funcionalidade no membro acometido.
Importante lembrar que o diagnóstico é de suma importância para que o tratamento indicado seja adequado ao caso em questão.
Quer saber mais ? Entre em contato.
Comments