![](https://static.wixstatic.com/media/2e0cac_25c2f5a69e964b29a800a887c256588e~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2e0cac_25c2f5a69e964b29a800a887c256588e~mv2.jpg)
O post de hoje nos leva a uma enquete: quem ai costuma guardar a carteira, celular ou chaves no bolso traseiro e não tira na hora de sentar?
Considerado um hábito simples e inofensivo, esse tipo de atitude, conhecido também como a “síndrome da carteira” é capaz de prejudicar a saúde da coluna? E sabe por quê?
Ao sentar sobre a carteira, além de estar em uma posição torta, essa atitude estará causando uma compressão no nervo ciático.
Vamos por partes: o tal nervo ciático, considerado o maior do corpo humano, origina-se na região lombar. Suas ramificações descem pelas pernas, chegando até os pés. Quando é atingido pode causar formigamento, desconforto e dependendo do grau de dor torna-se incapacitante.
Além disso, a coluna fica em risco de sofrer um desvio (escoliose) e há a possibilidade de que o quadril tenha uma ligeira alteração no alinhamento.
Geralmente, as pessoas afetadas por essa síndrome costumam recorrem aos medicamentos tratando apenas o sintoma e não a causa. Através das técnicas da fisioterapia é possível tratar o individuo como um todo, incluindo o método de RPG (Reeducação Postural Global) que tem como objetivo prevenir e tratar lesões osteomusculares e outras alterações posturais, recorrendo a posturas terapêuticas que relaxam as cadeias musculares. Além da RPG, outras técnicas também se mostram eficazes, entre elas, a eletroterapia, as técnicas manuais, as ventosas e o laser. Todas com o mesmo objetivo: reduzir o processo inflamatório, aumentar a força e a amplitude dos movimentos.
Cuide do seu corpo, você mora nele.
Comments