O post de hoje começa com uma pergunta simples. Quando você sofre uma pancada, um estiramento ou sente dores musculares faz compressa de água quente, ou fria? Esse é sem dúvida um procedimento que gera muitas dúvidas, e na maioria das vezes, a resposta está errada.
Mesmo sendo considerado um procedimento simples, o importante é saber em que situação usar cada uma.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça as regras básicas antes de iniciar a aplicação.
Popularmente conhecida como bolsa de gelo, ou de água quente, o procedimento já é utilizado há séculos para auxiliar no tratamento de lesões e no alívio dos sinais inflamatórios, como dor e inchaço.
No caso da compressa fria, deve ser utilizadas em casos onde é necessário estancar o fluxo de sangue, sendo muito utilizada nos casos de pancadas, hematomas ou lesões articulares. Quando utilizada após o impacto (com até 48 horas), é capaz de conter o inchaço e minimizar a dor, já que o gelo reduz a sensibilidade local e a dor. Nesse caso, podem ser usadas por 30min em grandes regiões (joelho, tornozelo ou coxa, por exemplo) e 15min em pequenas regiões como os dedos. O procedimento pode ser repetido a cada 2 horas.
Confira as principais indicações:
Ø Traumas locais;
Ø Pós-operatório imediato e tardio;
Ø Estiramento muscular;
Ø Tendinite;
Ø Entorses articulares.
A versão quente é indicada nos quadros inflamatórios, onde existe a formação de pus (furúnculo, terçol, etc.), e para amenizar edemas e hematomas que se formaram após um trauma não tratado em 48 horas. O alívio de dores gerado pela aplicação de compressa quente é resultado do aumento do fluxo sanguíneo na região, devido à dilatação dos vasos, o que relaxa os músculos. Além disso, ela pode auxiliar na melhoria de mobilidade, liberando os movimentos da região.
Outro importante efeito é o relaxamento. Sabe aquela sensação de relaxamento e leveza após um banho quente? A lógica é a mesma: a temperatura elevada causa um efeito analgésico no corpo. As principais indicações são:
Ø Dores e contraturas musculares;
Ø Hematomas com mais de 72h;
Ø Torcicolos, dorsalgias e lombalgias;
Ø Abcessos e furúnculos.
Ø Nesse caso, podem ser usadas de 3 a 4 vezes por dia, entre 30 a 45min. Lembrando que a compressa nunca deve estar quente o suficiente para causar desconforto ou ainda queimaduras.
Importante ressaltar que essa velha receita caseira tem eficiência comprovada cientificamente e é uma grande aliada no tratamento em conjunto com a fisioterapia com resultados satisfatórios.
Comments