![](https://static.wixstatic.com/media/2e0cac_06d038c8981049659a3e3fc5e38ef80d~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_687,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2e0cac_06d038c8981049659a3e3fc5e38ef80d~mv2.jpg)
Você sabia que a dor no ombro é a 3ª queixa ortopédica mais comum em estatísticas de atendimento no pronto-socorro? Sabia que na maioria dos casos, essa dor é um sintoma de lesões provocadas pela repetição de movimentos ou pela degeneração da articulação?
No artigo de hoje vou explicar o que é Bursite, porque causa tanta dor, quais os sintomas, as causas e de que maneira a fisioterapia é capaz de ajudar um paciente que se encontra nessa situação. Confira!
A famosa e temida Bursite no ombro não respeita sexo nem idade. Qualquer pessoa (crianças, adultos, homens, mulheres, idosos, esportistas ou sedentários) pode ter a triste experiência de ser diagnosticado com essa patologia que traz como nome: inflamação da bursa sionovial. Mas o que é a bursa? A bursa está presente nas articulações, envolvendo-as de um líquido que as deixa bem lubrificadas e funcionando perfeitamente. Quando a bursa passa por um processo inflamatório, o paciente é diagnosticado com bursite.
Em grande parte dos casos, essas dores são sintomas de lesões provocadas pela repetição de movimentos que machucam os tendões e por processos crônico-degenerativos que ocorrem depois dos 40, 50 anos de idade.
Os principais sintomas da bursite no ombro são:
• Dor em todo o ombro, especialmente na parte superior;
• Dificuldade em levantar o braço acima da cabeça, devido à dor;
• Fraqueza muscular em todo o braço afetado;
• Pode haver sensação de formigamento local que irradia por todo o braço.
O diagnóstico é feito pelo médico ortopedista em conjunto com um fisioterapeuta, no qual o profissional irá realiza um exame físico para avaliar a flexibilidade, mobilidade, dor, força e inflamação nas articulações.
O tratamento pode ser realizado com anti-inflamatórios, bolsa de água gelada, e exercícios leves. Porém, a fisioterapia tem papel fundamental na reabilitação da bursite de ombro. Nesse caso, são utilizadas técnicas para alívio de dor, desinflamação, melhora da amplitude de movimento e fortalecimento da musculatura.
Importante ressaltar que o número de sessões irá variar de acordo com a fase e a gravidade da lesão (fase aguda e subaguda), da intensidade do tratamento e da adaptação do paciente aos seus desafios.
Atenção: A bursite é um problema que traz muito incômodo e dor. Aos primeiros sinais procure ajuda de um profissional.
Comments