![](https://static.wixstatic.com/media/2e0cac_166d05cb4962415891a583401d24d18f~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_668,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2e0cac_166d05cb4962415891a583401d24d18f~mv2.jpg)
No artigo de hoje vou abordar essa patologia chamada de Condromalácia patelar e explicar detalhes de como ocorre, sintomas e tratamentos.
Para quem ainda não sabe, a cartilagem do joelho é um tecido que cobre, amortece e protege a articulação, evitando que os ossos tenham um atrito excessivo entre si. Quando acontece o desgasta, ela deixa de cumprir sua função e diminui a proteção dos ossos.
Quem sofre dessa patologia geralmente sente dor frequente na parte da frente do joelho que pode ser agravada por alguns movimentos como: subir e descer escadas, ajoelhar, agachar, saltar, sentar com o joelho dobrado por longos períodos.
Segundo estimativas, cerca de 90% das pessoas no mundo terão alguma dor no joelho durante a vida, e a maior parte delas será por conta da Condromalácia.
Entre as causas estão o estresse continuo das articulações do joelho, na prática de esportes de corrida, saltos ou de movimentos repetitivos como a dança, fraqueza muscular na região dos joelhos e quadril ou traumas no local. Também pode estar associado há falta de alongamento, exercícios feitos de forma inadequada, sobrepeso, artrose e uso constante de saltos.
Após aprender sobre a Condromalácia Patelar, aposto que vocês estão se preguntando. Será que tem cura?
Infelizmente, não há como recuperar totalmente a cartilagem, dado o seu potencial de cicatrização e renovação extremamente limitado. Por outro lado, existem muitas formas de controlar e evitar o agravamento do problema.
Apresento a vocês os benefícios da RPG. Técnica eficaz no tratamento de pacientes com dores, inclusive, nas fases iniciais quando o objetivo é reduzir efetivamente a intensidade da dor, com flexibilidade e alinhamento articular, o que facilita o fortalecimento muscular. Quando os músculos estão fortes, o joelho ganha boa estabilidade e atividades muito exigentes para ele, tornam-se relativamente mais leves.
Ah! E tem como prevenir? Sim! De uma maneira muito simples. Confira:
* Evite o sedentarismo;
* Faça exercícios regulares de alongamento e fortalecimento muscular;
* Controle o peso.
Ficou com alguma dúvida sobre a Condromalácia Patelar? Entre em contato.
Comments