Vocês sabiam que a artrose de joelho tem cura, e geralmente pode ser tratada sem cirurgia?
A quantidade de casos é assustadora. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 70% a 80% da população com mais de 65 anos possui artrose.
Hoje, apresento a vocês, o que a fisioterapia consegue fazer para melhorar a vida dos pacientes que sofrem com essa doença. Confira!
Também conhecida como osteoartrite, à artrose é uma doença de natureza inflamatória e degenerativa das articulações. Ela é provocada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades.
Mas porque os joelhos são os afetados? Anatomicamente e funcionalmente, a articulação do joelho é considerada uma das mais complexas do organismo. Ao mesmo tempo em que o joelho precisa ter estabilidade suficiente para suportar a demanda do peso do corpo, essa articulação precisa de um alto grau de flexibilidade e de liberdade de movimento para absorver e transmitir as forças que passam por ela durante as atividades do dia a dia e esportivas.
Isso faz do joelho, uma articulação extremamente suscetível à lesões
Existem alguns fatores que podem contribuir para que a cartilagem desapareça, como a idade, excesso de peso e da prática de atividades de alto impacto, esforço repetitivo da articulação, histórico familiar, alterações hormonais e deformidade articular.
Quem sofre da doença vive se queixando de dor, falta de firmeza, estalos no joelho, rigidez e limitação dos movimentos. A boa notícia é que através da fisioterapia é possível evitar a degradação progressiva desta articulação, diminuir a dor e a dificuldade na realização das atividades do dia-a-dia trazendo bem-estar ao paciente.
Confira agora algumas dicas para se manter longe da doença:
✅Mantenha um peso saudável;
✅Não exagere no treino;
✅Fortaleça sempre as articulações;
✅Abandone o sedentarismo.
Importante destacar que a Artrose não atinge apenas pessoas mais velhas. Por isso, cuidar da saúde em qualquer idade é fundamental!
Comments