![](https://static.wixstatic.com/media/2e0cac_6d51a4b619d24136bca7024f1b08322e~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2e0cac_6d51a4b619d24136bca7024f1b08322e~mv2.jpg)
Quando se chega a terceira idade, sem dúvida a saúde e a disposição da juventude diminuem. Um processo natural que atinge todos os seres humanos e que não deve ser encarado como uma doença, e sim como uma nova etapa de vida.
No post de hoje vamos abordar de que forma a fisioterapia contribui para a qualidade de vida na terceira idade. Confira!
Alcançar a longevidade com saúde exige cuidados e bons hábitos durante todas as fases da vida. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2030 o número de idosos no Brasil deve ultrapassar o número de crianças. Com esses dados, confirma-se a necessidade de atenção para a promoção do envelhecimento saudável.
É claro que o processo de envelhecimento pode variar de indivíduo para indivíduo, sendo gradativo para uns e mais rápido para outros. Porém, uma coisa é certa: através da Fisioterapia é possível melhorar o processo de envelhecimento, proporcionando bem-estar e qualidade de vida para essa turminha especial. Através da prática é possível promover mais autonomia aos idosos, fortalecendo o corpo e trabalhando para melhorar a coordenação, o equilíbrio e até mesmo diminuir o incômodo causado pelas dores. As vantagens vão muito além e a lista de benefícios é extensa: confira!
• Ganho de força muscular;
• Melhora do equilíbrio;
• Melhora da caminhada;
• Melhora da condição cardiorrespiratória, reduzindo o cansaço;
• Redução do risco de quedas;
• Manutenção da saúde dos ossos, músculos e articulações;
• Manutenção das atividades funcionais do corpo;
• Manutenção da mobilidade e flexibilidade;
• Manutenção da parte cognitiva.
Através de orientações posturais e exercícios físicos específicos é possível observar vários benefícios, como ajudar no controle da insônia, ansiedade, depressão, pressão arterial, dores articulares e musculares. Também melhoram a flexibilidade do corpo, a coordenação, o equilíbrio, a concentração, a postura e aumentam a autoestima.
Em todas as idades é preciso cuidar da saúde e se manter ativo, porém, quando falamos dos idosos, a importância é dobrada!
Comments